segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quebra das Maldições Familiares - Pr Marcus Gregório




TEXTO:
Miquéias 7:5 Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito. 6 Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa. 7 Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.

A – INTRODUÇÃO:
A família é à base da nossa vida. Quando temos problemas familiares sentimos desestabilizar todas as áreas da vida, profissional, ministerial, enfim, um lar em guerra leva desequilíbrio para todas as direções.
Por isso o diabo quer destruir a família. Vemos da mesma forma as discórdias na Igreja, nós somos a família de Deus na terra e o inimigo quer desestruturar a família para impedir o plano de Deus.
Tudo na nossa família deve estar debaixo da orientação do Senhor. Nossos filhos, nossos sonhos, nossos bens, tudo nas mãos de Deus.

Josué 24:15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Os deuses da terra querem contaminar a nossa família para que todo tipo de discórdia e destruição aconteça. Ele quer lançar contenda, inveja, discussões, gritarias, incompreensão, e assim destruir o lar, e conseqüentemente o nosso futuro e a nossa alegria. Todo problema familiar nos marca com seqüelas que muitas vezes levam anos para se apagar.
Isaque quase perde sua família e seu futuro e sua descendência ao dizer a Abimeleque que Rebeca era sua irmã. Veja como o inimigo é astuto.
Hoje vamos vencer problemas familiares com princípios espirituais e levar salvação à nossa família.

Se eu tenho o Senhor, se sou servo de Deus, ainda que seja eu o único em minha família, então vou conduzir o meu lar para Deus, serei o responsável por levar a salvação e a bênção de Deus para o meu lar.

B – PARA VENCER OS PROBLEMAS FAMILIARES EU PRECISO:

1) COMPREENDER QUE DEVO ANDAR NA SABEDORIA DE DEUS.
 Zacarias 4:6 Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
Quando somos pais devemos conduzir nossos filhos pela ordem. Até a maioridade, eles nos obedecerão. Isso é disciplina.
Mas com meus familiares isso não funciona, erramos muito por ser religiosos e forçarmos a barra.

a)    Não abandone a tua família inconseqüentemente, cuidado. O teu esposo ou esposa podem vir a odiar a obra. Não torne a Igreja adversária da tua família. Seja sábio.

b)    Não queira afoitamente em meio às discussões, trazer lições de moral, não queira obrigar que tua família entenda princípios espirituais, eles não conhecem ao Senhor, isso soa religioso e vai os afasta-los do Senhor.

c)    Não ofenda a tua família denunciando obras do diabo, tipo: “sua atitude é do diabo”, “esta roupa é de satanás”, “você está endemoninhado”. Isso ofende e destrói.

Não resolveremos problemas familiares subindo num pedestal de espiritualidade, olhando a todos como pecadores e os forçando a se submeter a valores espirituais que não conhecem e que nem nós sabemos se são cabíveis no momento. Não é por força, é com sabedoria do Espírito. Saber falar e argumentar vence contendas.
Provérbios 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

2) SER UM ABENÇOADOR E NÃO PROCURAR JUSTIÇA HUMANA.
Gênesis 45:8 Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito.
José poderia se vingar de seus irmãos, mas compreendeu o plano de Deus. Sua família é sangue do seu sangue. Demonstre amor, esta é uma arma que o diabo não conhece. No mundo as pessoas pensam que o seu familiar é mais um, como qualquer amigo de trabalho, como qualquer inimigo da rua. Não. Família é família porque tem laços genéticos e principalmente afetivos que não se encontra em outro lugar na terra. Reparta, ame, defenda, compartilhe amizade, ofereça o que nunca foi oferecido. Ganhe a tua família com a arma do amor. Quando amamos estabelecemos uma aliança indestrutível, recuperamos a confiança e todo conflito se acalma.
Col 3: 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; 14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

3) LUTAR PELA MINHA FAMÍLIA, DEFENDER A MINHA CASA, SER OBSTINADO POR ELA.
Neemias 4: 13 então, pus o povo, por famílias, nos lugares baixos e abertos, por detrás do muro, com as suas espadas, e as suas lanças, e os seus arcos;
14 inspecionei, dispus-me e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.
Defenda o interesse do seu lar. Tua família não é teu inimigo, teu inimigo é o diabo. Ele pode usar familiares, mas eu não posso confundir as coisas. Problemas familiares quase sempre são regados por interesses pessoais. Cada um quer fazer o que é bom para si. Neemias nos dá uma lição; lutar pela nossa família, lute pela unidade, defenda o interesse do lar, ensine o que é abrir mão de algo em função do bem estar de todos. Desfaça o egoísmo, vença o individualismo, ninguém é o dono da verdade. Saiba que você só será feliz se a tua família toda for feliz.
Seja o valente que defende o seu lar – Mateus 12:29.

Salmo 128:2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. 3 Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. 4 Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!

C – SUA FAMÍLIA ESTARÁ NA SEGURANÇA DO SENHOR
Desta forma edificamos o nosso lar sobre a rocha, salvamos a nossa família, defendemos o que é nosso e somos felizes.
Mateus 7:24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

Nenhum comentário: