quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O plano de Deus para uma família bem sucedida.



O plano de Deus para uma família bem sucedida.

Tema: As estações do casamento.

            (Eclesiastes 3:1-3) Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar.
Existe um tempo e uma estação para todas as coisas, inclusive na área do casamento.
Não existe algo como, ter um bom casamento automaticamente. Isso não existe. O que Deus nos entregou são princípios que nos ajudarão a ter um bom casamento, e aplicá-los, deve estar na frente até mesmo da nossa própria felicidade.
Em outras palavras, Deus não disse: “Abracadabra! Aqui está um bom casamento!”. Casar com alguém a quem você ama é importante, mas não é a garantia para um bom casamento. Deus também não deu a ninguém a unção para ter um bom casamento automaticamente; o que nós temos são mandamentos, regras e instruções que nos foram dadas pelo Pai. E um bom casamento tem a ver com a aplicação dessas regras, mesmo que você não esteja feliz. Você diz: “Vou aplicar as regras em qualquer situação” - isso é o que faz um bom casamento.
Os primeiros anos de um casamento são os tempos da formação dos sonhos de uma vida; é o tempo de colocá-los em movimento. É o momento em que o casal entra em concordância em relação aos sonhos para as suas vidas, dizendo: “Isso é o que queremos realizar. Isso é o que queremos fazer”. As escolhas feitas durante esse tempo irão estabelecer a base para os anos seguintes do casamento. Durante os primeiros anos, você faz ajustes e determina a direção da sua vida. Vocês decidirão quantos filhos terão, em que tipo de casa irão viver, onde querem estar dentro de cinco anos... Mas o primeiro ano do casamento é um período muito perigoso, com alto potencial para divórcios. As ações que você toma no primeiro ano irão determinar, em grande parte, o sucesso que você terá em sua vida de casado nos anos a seguir.
Agora quero levá-los ás áreas que precisamos olhar  em prol de buscarmos renovação e crescimento para os nossos casamentos. A maturidade pessoal. A maturidade pessoal é algo que continua por todo o casamento; você sempre está amadurecendo. A maturidade pessoal fortalece o casamento; e a imaturidade causa estresse no relacionamento. A imaturidade nos casamentos pode levá-los à destruição. Já vi muitas pessoas que não deveriam ter se casado, ou por serem muito imaturas, ou por não quererem amadurecer.
A imaturidade pode causar muito estresse na relação conjugal. As pessoas se cansam das mesmas reclamações! E um casamento com estresse é fruto de pessoas que se negam a amadurecer.
Agora eu quero falar sobre algo positivo, que é a identidade individual.  E há também outra preocupação que os casais devem ter durante os primeiros anos de seus casamentos: a separação e a independência de seus pais. Há pessoas que se sentem despreparadas para viver um casamento sem o direcionamento de seus pais.
Queridos, eu não estou dizendo que seus pais não possam ajudá-los ou serem consultados acerca de uma decisão. Mas em 26 anos de casado eu nunca fui à casa dos meus pais pedir uma opinião que envolvia a mim e a minha esposa.
Outra coisa importante para se ter um casamento bem sucedido é ter expectativas realistas.
Quantos estão noivos? Um aviso: você terá os mesmos problemas de hoje quando se casar. Não ache que o casamento será a cura para os seus problemas. Se você não consegue se sentir feliz sozinho, se você não sabe ser livre sozinho, se você não sabe ser responsável sozinho – você não conseguirá sê-lo no casamento.
 Há pessoas que acham que o casamento irá resolver todos os seus problemas, mas o que você não conseguir ser como solteiro, você não conseguirá ser como casado. Há pessoas que dizem: “Vou me casar para sossegar”. Mas se você for um mulherengo solteiro, você apenas vai se tornar um adúltero casado. Melhor não se casar e levar doenças para a sua esposa!
 Outra coisa importante: a pessoa ideal versus a pessoa de verdade. Você não pode tentar ignorar as fraquezas da pessoa ao seu lado ou achar que elas são inexistentes. O seu cônjuge não é perfeito. Cuidado com as fantasias sobre o casamento, para você não se chocar quando descobrir que a realidade é diferente. Confesso que eu tinha algumas chatices no começo do meu casamento. Eu não gostava quando a Pacha cortava o cabelo. Um dia, cheguei em casa e o cabelo dela estava muito pequeno...  Eu achava que a  Pacha tinha que pedir permissão para cortar o cabelo! “Isso é rebelião!” – eu pensava. Era briga na certa! O cabelo ficava bonito, mas eu reclamava: “Você tinha que me pedir primeiro!”.
É claro que você pode opinar, mas a biblía diz que, é a mulher que edifica a sua casa. Saia do caminho. E eu saí do caminho, dizendo:  “Pacha,  faça tudo do seu jeito”. Ela colocou cores nas paredes, coisas no teto... Ela põe e tira do lugar quando quer e na hora que bem quer, eu confesso que ás vezes parece que entrei na casa errada, mas deixe a sua esposa edificar a casa!  
O que será que a sua esposa tem escondido que você nunca teve o privilégio de desfrutar, por causa do seu orgulho?
Trabalhem a individualidade de cada um. Graças a Deus minha esposa entendeu que eu precisava de um espaço onde ela tem livre acesso, mas ali é o canto do rei. É o meu escritório onde eu posso deixar tudo uma bagunça. Um lugar onde eu posso espalhar tudo, deixar as gavetas abertas. Um lugar onde eu posso orar em voz alta, ouvir a mesma música 30, 40, 50 vezes seguidas à vontade sem ninguém reclamar. Um lugar onde eu posso ficar sozinho sem incomodá-la, mas é claro que continuamos com o nosso quarto juntos. Porque eu gosto de levantar cedo e começo a orar em línguas bem alto, mas ela não gosta de acordar cedo. Daí, eu me levanto e sigo para o quarto da bagunça, e começo a orar alto e a gritar. Deixe a sua esposa sozinha dormindo, para ela não ficar te mandando calar a boca! São estações diferentes do casamento, e você faz ajustes.
 Cresça, não viva no mundo da fantasia! Há casais que reclamam: “Nós não lemos mais a bíblia juntos!”. As estações mudam. Eu viajo muito, ela gosta de ler de noite e eu pela manhã bem cedo; você acha que agora nós temos tempo de ler a bíblia juntos? O importante é que os dois estejam lendo a bíblia, porque há coisas que eu tenho que ouvir de Deus sozinho; e ela tem que ouvir de Deus sozinha! Não fique achando que o casamento perfeito é vocês se sentarem na cama, abrirem a bíblia juntos para ler o livro de Romanos! E se eu quiser ler Efésios? O importante é que ambos leiam a bíblia, que cresçam e que apreciem um ao outro.
 Outro ponto importante num casamento é fazermos ajustes saudáveis um ao outro.  Todo casamento passa por ajustes. Há coisas na sua vida que ficarão diferentes de como eram na primeira estação, quando você acabou de se casar.
Outro ponto essencial é construirmos uma base de intimidade. A intimidade requer tempo juntos, requer comunicação, requer conhecer e deixar ser conhecido pelo outro, com o desejo de suprir as necessidades um do outro.  Não fique tão preocupado em construir a sua vida a ponto de não separar tempo para estar junto com o seu cônjuge. Você tem olhado para a sua esposa e tem permitido ser visto por ela? Você e sua esposa precisam ser transparentes um com o outro.
 Queridos e amados, o nosso desejo é que esta palavra possa encorajá-los de maneira fantástica e sobre tudo levá-los a não desistirem de seus casamentos jamais. Família é uma bênção para todos nós.
      
        Amamos vocês,
       Em Cristo teus pastores Marcus e Christina Gregório.

Adquira as Mensagens na Loja Virtual Reviver
www.reviverrepresentacoes.com.br

Nenhum comentário: